segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Camomila

      A planta camomila é um excelente calmante natural. O seu chá misturado com folhas de hortelã é um bom remédio contra gripes, dores musculares, cólicas, enxaquecas, dispepsia, diarreia, náuseas, hemorróidas, inflamações dos olhos e  inflamações das vias urinárias.     De todas as plantas medicinais, a camomila é uma das mais populares, pois ela tem inúmeras aplicações terapêuticas. As flores ou o extrato, podem ser usados sob a forma de chás ou compressas, como antiséptico e anti-inflamatório, para facilitar a digestão, aliviar cólicas intestinais, combater insônia, excitação nervosa (principalmente a das crianças), dores de cabeça e febre proveniente de gripes.
     Modo de utilização: Tomar 1 a 3 copos de chá por dia.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

A auriculoterapia

          Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O   termo  refere-se  a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura.
Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.
 Foram encontradas referências a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos, mas foi por volta de 1950, que francês Paul Nogier iniciou suas pesquisas nesta área.
Esta técnica se associa à reflexoterapia, a técnica desenvolvida por Nogier não deve ser confundida com o tratamento de acupuntura focada na orelha, que também costuma ser traduzida como auriculoterapia em português.
Na auriculoterapia desenvolvida a partir das pesquisas de Nogier o estímulo é feito através de laser ou eletricidade. Não são utilizadas agulhas ou pontos fixos de estímulo.
A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.
Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.
   ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Auriculoterapia )

Aloé-vera

A planta aloé-vera pode ajudar a tratar várias doenças, tais como:
         Acidez gástrica - Através do seu pH neutro, consegue neutralizar a acidez no estomâgo.
         Asma - Neutraliza o formaldeío (elemento tóxico), estimula a acção dos glóulos vermelhos.
         Constipação - Ajuda o sistema imunitário.
         Dores de cabeça - Actua como calmante / analgésico.
         Dores de garganta - Actua como calmante / anti-inflamatório.
         Feridas - "Combate" a infecção através das suas propriedades antibioticas.
         Acne - Protege contra os micróbios.


As nossas plantinhas


      O meu grupo, da disciplina de área de projecto, pretende tratar o tema "Medicina Tradicional/Alternativa", para isto tem como objectivo a elaboração de um livro, como várias plantas medicinais. Deste modo, decidimos que iriamos plantar as plantas seleccionadas para o nosso livro final. As  plantas escolhidas foram :

                                                                           Alfazema
Aloé-vera
Amor-perfeito
Camomila
Coentros
Cravinho
Erva-Cidreira
Erva - Príncipe
Feijoeiro
Hortelã
Manjericão
Malagueta
Morangueiro
Orégãos
Salsa

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Varios tipo de Medicina Alternativa

       Aromaterapia é um ramo da osmologia que consiste no uso de tratamento baseado no efeito que os aromas de plantas são capazes de provocar no indivíduo.
De determinadas plantas aromáticas é extraído o óleo essencial a ser aplicado isoladamente ou em combinação com outros aromas, dependendo das enfermidades e do indivíduo.
Óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos de acordo com suas composições químicas. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Os óleos essenciais podem ser usados diluídos em veículos carreadores sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. Dependendo da forma de uso provocará efeitos físicos, mentais e emocionais, alterando a respiração, os batimentos cardíacos, pressão arterial, estados de ânimo, concentração, etc.
É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso.
      Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O têrmo se refere a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura.